quarta-feira, 15 de maio de 2024

1927- Expresso de Prata



Uma história de Prata que vale Ouro..
1927 Onde tudo começou


O Expresso de Prata nasceu do sonho do pioneiro Angelo Franciscato, filho de imigrantes italianos, em 1927, quando, aos 19 anos, comprou uma jardineira usada e abriu uma linha de transporte de passageiros entre as cidades de Piracicaba e Torrinha.

1933 - Novas linhas

Como os negócios caminhavam bem, Angelo montou uma pequena oficina, onde começou a fabricar suas próprias jardineiras, auxiliado por seu funcionário, Lázaro de Camargo, com as quais fariam, mais tarde, as linhas Piracicaba – Torrinha, Piracicaba – Porto João Alfredo, Piracicaba – Vila Romana e Piracicaba – Limeira. Em 1933 contava com três jardineiras de 15 lugares cada, sendo duas para o percurso e outra reserva. 

1934 - Bauru - Botucatu

Em 08 de setembro de 1934, Angelo inaugurou a primeira linha de ônibus que ligava Bauru a Agudos, Lençóis Paulista, Areiópolis, Aparecida, São Manuel e Botucatu. Neste período, também atendia a linha Jaú - Bocaina. Com o sucesso da linha Bauru a Botucatu, instalou-se definitivamente em Bauru.

1944 - O transporte não pode parar

Nem mesmo a Segunda Guerra Mundial parou o Expresso de Prata, que usou o gasogênio como solução.

1952 - Liderança e vocação empreendedora

Neste ano, o engenheiro Alcides Franciscato, recém-formado pela ESALC-USP, com a mesma percepção arrojada de seu pai e incontestável vocação empreendedora, assumiu a empresa, começando uma etapa expansionista que levou à qualidade do transporte do Expresso de Prata muito mais longe, implementando um modelo de gestão que garante, até hoje, excelência em todas as suas linhas, do Oceano Atlântico, passando pela capital paulista, até o rio Paraná, na divisa com o Mato Grosso do Sul.


1958 - Novo sócio e o primeiro ônibus com toalete

Em 1958, Alceu Pedro Franciscato, também filho de Angelo, juntou-se à sociedade, sendo um constante apoiador das ações para o crescimento da empresa. Também nesse ano, entrou em operação o primeiro carro com toalete.

1973 - Inovação sempre

Chegam os modernos ônibus Mercebes-Benz OM-382, “Tremendão”, indo de encontro com a filosofia de investimentos constantes em renovação de frota e tecnologia, presente ao longo de todas as décadas, criando sempre diferenciais de conforto, segurança, pontualidade e inovação.




1994 - Vanguarda e excelência

Sempre na vanguarda, o Expresso de Prata é pioneiro em oferecer ônibus Double Deckers em linhas regulares, com poltronas leito e semileito, dois toaletes e hoje também Wi-Fi, entradas USB em todas as poltronas, com muito mais conforto e múltiplas opções de horários.



















CARROCERIA: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário