Soletur Sol Turismo
Foi fundada em 1964 no Rio de Janeiro por Carlos Augusto Guimarães Filho atuando no ramo do Turismo até a sua Falência, em 2001.
Relembre a carta de falência da Soletur
comecei a Soletur em 1963, aos 25 anos de idade. Eram duas salas com 14 metros quadrados cada, duas linhas de telefone, três ou quatro mesas e algumas cadeiras. Sua data oficial de fundação foi 24 de fevereiro de 1964, data do primeiro contrato social da empresa.
Naquele ano, de turismo artesanal, vendi para um grupo de funcionários da Caixa Econômica a primeira viagem em grupo da Soletur, para as Cidades Históricas de Minas.
Aluguei um dos melhores ônibus disponíveis na época, sem ar-condicionado, toilette, nem microfone. E foi, também, minha primeira viagem como guia de turismo.
Como guia e também como motorista, realizei pela Soletur cerca de 150 Viagens por todo Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai e Chile, entre 1964 e 1976. Graças ao meu pai, que veio trabalhar comigo, pudemos adquirir os dois primeiros ônibus próprios em 1968
Em 1969, lançamos os ônibus mais moderos do país, com chassis Scania e carroceria Ciferal, estes ônibus possuíam ar condicionado, calefação, toilette, microfone, toca-fitas, poltronas super reclináveis,etc.
Eram nove aviões aterrisando e decolando em Belo Horizonte, num espaço de 55 minutos, incluindo transbordo de passageiros e bagagens, entre os diversos aviões. Os concorrentes não acreditavam...
A triste falência da Soletur Turismo
A Soletur, empresa de turismo fundada em 1963 por Carlos Guimarães, encerrou suas atividades em 24 de outubro de 2001, após anos de sucesso no mercado brasileiro. A notícia foi comunicada por meio de uma carta enviada a todos os funcionários, na qual Guimarães explicou as razões da falência do grupo.
Apesar de ter conquistado muitos clientes leais ao longo dos anos, a empresa não resistiu a fatores externos como “traição comercial”, “taxas de juros exorbitantes” e “competidores na informalidade”, segundo Guimarães. Ele reconheceu seus próprios erros e pediu desculpas aos funcionários pela situação fora do seu controle.
A história da Soletur é marcada por momentos memoráveis, como a primeira viagem em grupo realizada às Cidades Históricas de Minas Gerais em 1964, quando a empresa ainda contava com apenas dois ônibus alugados. Ao longo dos anos, a frota da Soletur cresceu e se modernizou, chegando a contar com até 36 ônibus próprios em circulação pelo Brasil e países vizinhos.
Ao encerrar suas atividades, Guimarães lamentou o fim da empresa, que considerava uma “família” formada por cerca de 100 profissionais. Ele encerrou a carta dizendo “Soletur: você não merecia terminar dessa maneira – é o que posso pensar neste momento”.
No mercado brasileiro, a Soletur deixou uma marca indelével como uma das empresas de turismo mais queridas e respeitadas. Sua história de sucesso e devoção aos clientes permanecerá como um legado duradouro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário